quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Quem inventou os numeros?

É impossível dizer com precisão qual foi o povo que primeiro criou e utilizou símbolos numéricos para representar as quantidades, pois a história nos mostra que a criação desses símbolos parece se dar em vários povos concorrentemente e também em tempos diferentes.


A idéia da criação de números para indicar “quantidade”, tem alguns milhares de anos e é impossível saber exatamente como tudo começou, mas uma coisa é certa os homens não inventaram os números para depois aprender a contar, pelo contrário, os números foram se formando lentamente, em decorrência das necessidades diária de registrar as contagens.

Podemos aceitar o fato de que o número é uma invenção da humanidade e não apenas de alguns poucos homens. Vários povos criaram formas de representar as quantidades e muitas vezes um povo acabava influenciando outros povos com sua forma de representação modificando ou acrescentando novas características às já existentes.

O que podemos dizer, com base em documentos históricos, é que a utilização de formas, maneiras de se “registrar as quantidades” foi uma necessidade da humanidade a partir do momento em que o homem passa a possuir objetos, animais, ferramentas, etc.
 
 
Não existem documentos que datem com precisão a origem dos números, mas podemos afirmar que essa criação não é obra do acaso. Na verdade, os números, como os conhecemos hoje em dia, são fruto de um longo processo evolutivo que acompanhou toda a história da humanidade e cuja origem centra-se nos conceitos de quantidade e de grandeza.

Assim, o processo de criação dos números faz parte da história universal, que converge para os sinais que utilizamos hoje.

Os grandes matemáticos da antiguidade (os filósofos, como eram chamados) escreveram suas teses e provaram suas teorias sem a utilização dos símbolos numéricos 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9, simplesmente porque eles ainda não existiam!

Imagine você um mundo sem números!

Se quiser saber como foi que os números surgiram, e como se chegou na representação que utilizamos hoje em dia, acompanhe os próximos artigos desta categoria (matemática - história) e divirta-se!

Quando eu estava cursando a faculdade de matemática (licenciatura em matemática) tive que fazer este trabalho, que publicarei aqui em capítulos (artigos). Eu me diverti muito enquanto o escrevia. E se você gosta dos números assim como eu, talvez se divirta também!

Como sempre, espero que goste!

Nenhum comentário:

Postar um comentário